sexta-feira, 15 de maio de 2009

Conexões Banda Larga

Quando falamos em banda larga a maioria das pessoas logo pensa na velocidade da conexão e no valor cobrado mensalmente e normalmente acabam decidindo pelo contrato que oferece a maior velocidade pelo menor preço sem pesar todas as variáveis implicadas neste tipo de decisão.

Cabem aqui alguns esclarecimentos:
- hoje no mercado virou moda oferecer as primeiras mensalidades do plano de pagamento por um preço mais baixo que se ajustará para maior no final do prazo de "teste" da conexão.
- outra moda também bastante evidenciada é oferecer para os primeiros 6 meses de contrato uma velocidade superior e, no final deste período, o cliente deverá optar por pagar o preço maior para continuar com a velocidade maior, ou seguir pagando o mesmo valor mas com uma velocidade menor.
- uma informação MUITO IMPORTANTE e quase nunca lavada em consideração é o percentual de garantia de banda, ou seja, qual o compromisso do prestador de serviço em garantir que a velocidade contratada será realmente oferecida ao cliente. A maioria dos planos oferece garantia de banda de 20%, ou seja, se eu contrato um banda de 10Gb, a prestadora do serviço tem obrigação de me garantir que a banda será de pelo menos 2Gb.

DICAS IMPORTANTES:
1) Fuja dos planos residenciais - normalmente são os planos com maior número de participantes e maiores problemas de conexão. Nestes planos normalmente o prazo para resolução de problemas é muito longo, podendo resultar em vários dias sem conexão.

2) Opte por panos empresariais - são planos com maior controle por parte das operadoras e com prazos para resolução de problemas que dificilmente ultrapassam 8 horas.

3) Contrate links diferentes para a administração da Obra e para a utilização de laboratórios de informática, pacientes, pais, clientes, ... . Desta maneira fica assegurada a conexão para os bancos, sistemas, governo, etc. Caso não seja possível contratar mais de um link, monte um esquema de gerenciamento de uso da conexão que garanta maior utilização por parte da administração da Obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário